Os bens do ativo imobilizado inventariado representam a relação de todos os ativos fixos que a empresa possui, demonstrados de forma analítica, em termos de quantidade e avaliados com base no custo de aquisição ou custo atribuído (deemed cost ) em um determinado momento.

O principal objetivo do inventário patrimonial é a transparência da gestão patrimonial da empresa e não há prazo legal para sua realização.

Por fim, destacamos que a lei fiscal permite lançar diretamente na despesa operacional, aquisições de bens de caráter permanente, de valor inferior a R$ 1.200,00 ou de vida útil inferior a um ano, dispensando o trabalho de registrar, calcular e controlar a depreciação acumulada dos bens, a partir de janeiro de 2015, para todas as empresas.

Para efeito de Depreciação a Lei 11.638/2007 e Lei 11.941/2009, criaram a vida útil econômica diferente da vida útil fiscal, a ser aplicado a partir de 2008, com ajuste no e-Lalur e no e-Lacs para efeito da neutralidade fiscal. Assim sendo, manter um bom controle do Ativo Imobilizado é fundamental para a atendimento as exigências da Lei (Fisco) e dos CPCs, além dos benefícios gerenciais e societários para o administrador.

Asccon Contabilidade

Asccon Contabilidade